1º Plenária do CMPD-SP

 “Combati um bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”. (II Tm 4;7)

“Combati um bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”. (II Tm 4;7)

nós da Irmandade da Pessoa com Deficiência participamos da 1º plenária do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizado no dia 2/02/2013 no auditório da universidade Mackenzie. Na mesa estava o subsecretário da pasta da Secretária Municipal das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida Antônio Carlos Munhoz (Tuca), Sandra que é a presidente do Conselho, Altair de Bezerra gerencia da SPTrans e Flavio de Melo que ficou na Gerencia do ATENDE.

O objetivo dessa plenária foi discuti os caminhos para preparar na escolha da gestão nova, os temas da plenária foram secretárias e transporte onde foram ditos os rumos do transporte adaptado – como também o ATENDE e o onibus – e os rumos que esses transporte terão. Umas desses metas é o bilhete único pesmanente e a ampliação da frota do ATENDE para ampliar ainda mais o transporte das pessoas com deficiência dentro da cidade de São Paulo.

Nas falas dos membros sempre ouvimos que o prefeito quer o novo, sempre visando novos meios para se chegar a tal meta e isso envolve a sociedade civil e mais – quando se trata de nós pessoas com deficiência – na área da saúde, transporte, educação e trabalho dentro da politica da Secretária da Pessoa com Deficiência municipal. Também a presidente Sandra lembrou da importância da união do segmento não só dos movimentos civis, mas a união também entre o conselho e todos que querem os direitos dos PCDs.

A plenária também teria que definir o temas dos outros cinco meses e foi aberto para as perguntas sendo o primeiro Gilberto Fraquetta que coloca a proposta do SOS deficiente na área da saúde. A Rose faz a proposta onde o Conselho não devieria ir somente para parques, que se deve abrir para outros locais. Então a plenária entre a saúde e a educação foi escolhido o tema educação para abril, onde trataremos com a secretária esses tema. Saúde Maio. Habitação junho.

Com a palavra Dora que diz que o tema para escolha da legislação do Encontro Paulistano deveria ser discutido em junho e julho porque é muito polemico. O senhor Altair fala da melhoria do seviço ATENDE que é prevista ainda esse ano e o aumento da demanda das vans. Sugeriram tambem melhorar o site da prefeitura do CMPD porque nem sempre está atualizado e pode ser melhor assim disse o Fernando. A pessoa do nucleu 1 da Secretária do Estado disse a importância do Estado nas politicas das pessoas com deficiência.

A Secretária da Secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti chega um pouco depois por causa de um imprevisto e segue participando da plenária. Ari coloca que se demora 5 meses para o tratamento e que esses locais são acampamentos a ceu aberto, protesta com a liberação da pesquisa e saúde já para a politica das pessoas pós-pólio. Dra Marianne Pinotti relata sua ida a Brasília e a importância de hoje se trabalhar com o Conselho Nacional das Pessoas com Deficiência e o acesso a tecnologias que podem ajudar as reuniões e relata que o governo federal dará verbas para financiar esses conselhos e melhorá esses.

Uma diretora de uma escola relata que não se deve ter educaçao somente, mas saúde e porque os alunos sofrem com isso. Relata que existe crianças que tem que colocar sonda e ADE para se alimentar. Também os mais velhos não tem mais EJA que era importante para os alunos com deficiência mais velhos. Junto com a secretaria estadual em parceria com a secretaria dos direitos humanos, a secretaria disse que esses problemas serão solucionados. No mês 5 será reestruturado toda legislação dos transporte.

No dia 21 de abril irá acontecer um seminario sobre o voluntariado na copa. Depois se falou da importância de se tirar a obricatoriedade de 2 anos ter que renovar a carteirinha que o deficiente não deixa de ser deficiente e ter um trabalho mais amplo na questão do autismo que entra no quadro de pessoas com deficiência.

Queremos salientar que a Irmandade das Pessoas com Deficiência apoia o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e sabe a importância dessa parceria e o que essa parceria pode trazer dentro das politicas publicas

avante! 

1 Comentário

  1. Muito bom Amauri, fico muito feliz em saber que voces apoiam o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Quero pedir a voce que nos mande idéias também, para podermos continuar a melhorar cada vez mais….Marly


Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário